Uma história de lutas e conquistas. Assim se resume a vida de Pedro Henrique da Silva, o vereador Seu Pedro. O cearense saiu da região nordestina para fazer história na política capixaba, com sua honestidade e dedicação ao povo.
Foi em 19 de fevereiro de 1943, na cidade de Assaré, que nasceu Seu Pedro, filho de Manoel Henrique da Silva e Verônica Maria da Conceição. Na família humilde, o trabalho na roça era a forma de ganhar a vida. E foi no trabalho árduo, que Seu Pedro passou grande parte de sua juventude.
Em 1980, quando já morava no bairro Bela Vista, em Cariacica, o amor pelas questões sociais começou a despertar dentro dele. Influenciado pelos saudosos padre Gabriel e Dona Nora, Seu Pedro começou a se engajar na vida pública.
Ele ajudou a formar a primeira Associação de Moradores da Região 7 de Cariacica – Asmuringa, da qual se tornou presidente. Esse era apenas o início de uma vida marcada pela defesa às causas sociais.
Uma das primeiras conquistas da Associação de Moradores foi a construção da Escola Joana Maria da Silva, em Castelo Branco. A região da Grande Castelo Branco não era contemplada por linhas de ônibus. Os moradores tinham que andar quilômetros para conseguir um transporte. Também não havia rede de esgoto. Mas essa realidade foi modificada por meio da atuação da Associação de Moradores, ainda com Seu Pedro como presidente.
As conquistas iam acontecendo, mas a vontade de ajudar o povo era tanta, que Seu Pedro decidiu participar ainda mais intensamente da vida pública. Foi quando em 1992 se candidatou a vereador. O resultado nas urnas não foi positivo, mas isso não o desanimou.
Petista de coração, Seu Pedro sempre soube que o 13 tinha grande influência positiva em sua vida. E foi exatamente no ano de 2013 que ele passou a integrar o quadro de vereadores deste município.